quarta-feira, 3 de junho de 2015

Peso vs Gravidez

Sim, sim, sim... o título é peso versus gravidez pois não é uma combinação muito compatível!!!
Isto para vos dizer que tenho mais restrições alimentares (aka cuidado com a alimentação) agora que em toda a minha vida!

A minha família sempre foi - e é - assim para o cheiinho! Nada de grandes obesidades, mas são fofinhos... Exceto a minha irmã que é magra que mete nojo! (virtudes de quem tem 23 anos. Ok, ok, sempre foi magra!!!).
Eu, como sou, relativamente alta - 1.75m aliando o desporto  - que me dá muito prazer - à comidinha da boa, nunca me preocupei muito com o peso, pois sempre fui mantendo um peso regular e saudável (entre 62 e 65kg)

Quando soube que estava grávida, e aconselhada sabiamente pelas pessoas cheias de experiência que andam à minha volta - comecei a comer mais... "Agora tens que comer tudo o que te apetece", "Vê lá, tens que comer por dois", "Não podes privar o bebé de nada", "Se te apetece come, pois é o bebé a pedir", era frases que ouvia constantemente... e eu, imbuída nesta conversa, deixei-me ir... Nada de mais, mas comia MESMO tudo o que me apetecia (exceto aquelas restrições relacionadas com a toxiplasmose, a que não sou imune). 

De repente, o meu peso passa para uns saudáveis 67kg, na 2ª consulta no médico de família. Assustei-me! Já não via aquele peso na balança há muitos anos, mas não me preocupei muito. O próprio médico também não me disse nada sobre esse aspeto.

Na semana seguinte, fui, pela 1ª vez, ao obstetra. Para além de me ter pintado logo muitos cenários negros - vá, cinzentos - com muitos alertas sobre tudo e mais alguma coisa, (prefiro sempre que me mostrem o lado mais negativo, para não serem criadas muitas expectativas sobre determinado assunto) disse-me esta frase, tal qual: "Só vai engordar até 7 kg, até ao final da gravidez".

COMO?!?!? Pode repetir, pf?!!?! Devo ter ouvido muito mal, com certeza, não há outra hipótese!!! Depois o meu namorado confirmou-me, era verdade! Eu ouvi e calei!

Nem piei que durante os 3 primeiros meses já tinha engordado 4 kg (o inicial eram 63) e não estava a ver - nem em sonhos - como ia engordar SÓ mais 3 durante os próximos 6...

Saí da consulta decidida: não ia engordar sem necessidade! Logo nessa final do dia, fui quase 3 horas ao hipermercado, e só fiz compras saudáveis!

Algumas das mudanças mais significativas foram a) abolir a manteiga, totalmente(!!) - sim, a manteiga não faz bem a nada, meus amigos!!! e b) reduzir o consumo de pão (eu comia 3 a 4 por dia) apenas consumir do escuro ou com cereais.

Entretanto, também reduzi a quantidade de comida, principalmente de arroz, batatas e massa. Nada de extraordinário, digo-vos! Mas são alteraçõespequeninas, que têm feito mesmo a diferença! 

Posto isto, gostaria de vos contar a minha mais recente descoberta que é o pão de centeio escuro do Jumbo. Haja maravilhas no mundo e esta é uma delas! Para além de ser delicioso, é mega saudável e posso comprar a quantidade que precisar pois é de fabrico próprio e têm sempre lá na padaria.
Tem ou não tem bom aspeto?!

´

Só para que saibam já estou nos 4 meses e o meu peso, hoje de manhã, era de 62.7kg. Fico muito feliz, não por ter emagrecido, mas por saber que como melhor, logo o bebé crescerá mais saudável, com tudo o que, realmente, lhe faz bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário